A entidade foi registrada no dia 1º de julho de 1968, na Delegacia Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, na página 109, no livro nº 5, como Associação Profissional dos Auxiliares de Administração Escolar de Campinas, tendo em seguida se transformado em Sindicato dos Auxiliares de Administração Escolar de Campinas. Neste caso, todos os empregados das mais de 1422 escolas particulares – do Ensino Básico e Ensino Superior, que exercem atividade não-docente, pertencem à categoria de Auxiliares de Administração Escolar.
Responsável, até então, somente pelas escolas particulares de Campinas, por força de Carta Sindical expedida pelo Ministério do Trabalho e Emprego/Secretaria de Relações do Trabalho/Coordenação Geral de Região Sindical em 31/05/91, nossa entidade teve ampliado sua base sindical, passando a responder, ainda, pelas escolas das cidades de Americana, Amparo, Araras, Jaguariúna, Jundiaí, Leme, Limeira, Mogi-Guaçú, Mogi-Mirim, Nova Odessa, Pedreira, Sumaré, Valinhos, Vinhedo. Anteriormente eram áreas inorganizadas, portanto, vinculadas à FETEE-SP.
Há mais de meio século, o SAAEC faz sindicalismo de conscientização política e assistências às necessidades básicas fundamentais para o exercício da cidadania da nossa categoria profissional.
Nessa mesma linha de atuação, a atual diretoria foi eleita em pleito realizado nos dias 26, 27 e 28 de março de 2023, cuja posse deu-se em 19 de junho do mesmo ano. O total de votos recebidos, que foi de mais de 90%, confirmando o amplo apoio dado à nova diretoria, em cuja gestão terá a responsabilidade de trabalhar para e pelo crescimento, estabilidade e dignidade da categoria que representa.
Desde fevereiro de 2007 o SAAEC está filiado à Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar – FEPAAE, passando novamente à integrar a CNTEEC - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino e Cultura.