Artigos

Busque sempre a qualidade de vida

Tabagismo e Diabetes


TABAGISMO

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Estima-se que um terço da população mundial adulta, isto é, 1 bilhão e 200 milhões de pessoas (entre as quais 200 milhões de mulheres), sejam fumantes. E o total de mortes devido ao uso do tabaco atingiu a cifra de 4,9 milhões de mortes anuais, o que corresponde a mais e 10 mil mortes por dia.

 

Você Sabia?

A atitude de parar de fumar produz efeitos benéficos no organismo do ex-fumante logo no primeiro dia.

Duas horas sem cigarro são suficientes para eliminar a nicotina do corpo de uma pessoa.

Em dois dias, alimentar-se vai ser uma atividade muito mais prazerosa, pois o olfato e o paladar melhoram, permitindo que a pessoa sinta mais sabor nas comidas e perceba os aromas com mais facilidade.

Três semanas depois de abandonar o cigarro é a vez da circulação sang¨´inea e da respiração também reagirem.


Ao eliminar o fumo completamente, num período de 5 a 10 anos, o risco de um ex-fumante sofrer um infarto é igual ao de quem nunca fumou. Portanto, quanto mais cedo a pessoa pára de fumar, menores são os riscos à saúde e maior é a qualidade de vida.

 

DIABETES


O diabetes é uma doença que acontece sete em cada 100 pessoas. Causada por problemas na produção de insulina, manifesta-se de duas formas: do Tipo 1 e do Tipo 2. O problema do Diabetes é que a doença pode evoluir por muitos anos sem sintomas importantes, mas sem deixar de promover complicações graves. Daí a importância do exame preventivo para a detecção da doença e tratamento precoce.

O médico orientará para o melhor diagnóstico do diabetes. Havendo a constatação da doença, o tratamento será para o controle dos níveis de açúcar no sangue assim como educação para evitar complicações.