Últimas Notícias

COMUNICADO

Em função da pandemia de Coronavírus a nível mundial e,

  • Considerando orientações governais e municipais, que recomendam a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino privado de SPa partir do próximo dia 23/03/20, iniciando tal processo de forma gradativa já nesta semana; e,
  • Considerando que tal medida já havia sido divulgada por algumas instituições de ensino isoladas, sendo agora sugerida para todas as escolas paulistas privadas da educação básica e do ensino superior,

O SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE CAMPINAS E REGIÃO esclarece:

O SAAEC entende e apoia a necessidade de se combater a disseminação do Coronavírus (COVID-19), que pode causar graves problemas de saúde à população brasileira, especialmente em relação ao chamado grupo de risco (idosos, portadores de doenças respiratórias e outros) de tal doença.

Contudo, o SAAEC ressalva que, desde a divulgação da referida recomendação e, preocupado com o momento atual,  quer colaborar na busca de soluções que atendam não apenas aos interesses dos alunos, mas também dos AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR que dedicam seus esforços de trabalho nas mesmas.

Ciente de que medidas distintas e com reflexos diversos estão sendo adotadas pelas instituições de ensino, o SAAEC expressa seu entendimento de que apenas medidas coordenadas e adotadas em conjunto, por toda a sociedade, reduzirão os riscos e os que o Coronavírus (COVID-19) pode causar.

Neste sentido, o SAAEC defende que, caso a instituição de ensino acate a recomendação do governo paulista, as atividades de todos os trabalhadores destes estabelecimentos de ensino devem ser suspensas – e não apenas de parte deles, como se tem constatado – sem prejuízo da remuneração paga aos mesmos.

Se as instituições de ensino estão decidindo suspender as aulas por entenderem que há risco de contágio em razão da presença de alunos, professores e demais funcionários em suas instalações físicas, a mera suspensão de aulas presenciais não tem o condão de afastar tal risco também em relação aos Auxiliares de Administração Escolar que venham a continuar laborando normalmente nas escolas, responsabilizando-se o empregador pelos riscos que tal decisão possa vir a causar aos seus empregados. 

A exceção é verificada apenas se as atividades administrativas puderem ser realizadas de forma remota (em caráter excepcional), dentro do horário normal da jornada destes trabalhadores e sem que tal atividade remota implique em gastos extras pelos trabalhadores para a execução de suas tarefas.

Por fim, esclarecemos que a eventual constatação de que os procedimentos adotados – ou a falta dos mesmos – por alguma instituição de ensino possa colocar em risco a integridade física dos trabalhadores representados pelo SAAEC, implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis para a proteção da saúde dos integrantes da categoria.

 

Campinas, 19 de março de 2020

DIRETORIA DO SAAEC

09/08/2016 - Reforma trabalhista

Essa é a verdadeira tentativa de golpe contra o trabalhador

08/08/2016 - Nova carteira para sócio e dependente

Sindicato convoca sócio para o recadastramento. Um presentinho será ofertado após essa ação

06/08/2016 - PIS/PASEP Cerca de 2 milhões de pessoas não sacaram o benefício; Prazo foi ampliado pelo governo.

Trabalhadores têm de 28 de julho até 31 de agosto para sacar o abono PIS/PASEP.

07/06/2016 - Garantidos reajustes salariais 2016 para os auxiliares com pagamento da PLR/abono especial

Depois de longas e intensas negociações com os sindicatos patronais, os reajustes salariais de 2016, sobre o salário em 1º de março de 2015, para o Ensino Básico e o Ensino Superior ficaram assim definidos:

ENSINO BÁSICO

  1. Com pagamento da PLR
  • 7% a partir de 1º de março/2016;
  • 4,5% a partir de 1º de setembro/2016 (totalizando 11,5%)
  • 12% de Participação nos Lucros ou Resultados ou Abono Especial da remuneração salarial bruta (reajustada pelo índice de 11,50%), até o dia 15 de outubro de 2016.
  1. Sem pagamento da PLR
  • 8% a partir de 1º de março/2016;
  • 12,50% a partir de 1º de setembro/2016.
  1. Piso Salarial da Categoria: R$ 1.100,00 por 44 horas semanais.

 

ENSINO SUPERIOR

  • 7% a partir de 1º de março/2016;
  • 3,57% a partir de 1º de setembro/2016 (totalizando 10,57%).
  • 21% de Abono sobre o salário bruto, com pagamento até outubro/2016.
  • Piso Salarial da Categoria: R$ 1.085,80 por 44 horas semanais.

 Está sendo providenciada a redação final das cláusulas das Convenções Coletivas de Trabalho, razão pela qual serão divulgadas oportunamente. (Leia a íntegra dos comunicados – Ensino Básico – Ensino Superior)

06/06/2016 - CNTEEC realiza o IV ENTEC

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura realizou nos dias 2, 3 e 4 de junho, em Foz do Iguaçu, o IV ENTEC – Encontro Nacional dos Trabalhadores em Educação e Cultura sobre o tema “Os Desafios da Educação e da Cultura na Democracia Brasileira” e contou com a presença de 400 participantes. Em delegação da FEPAAE, o SAAEC levou 4 companheiros.

08/03/2016 - Campanha Salarial 2016 do Ensino Superior - Uma tempestade se aproxima!

Insensibilidade patronal (SEMESP) pode levar categoria ao Dissídio Coletivo e à Greve. Preparem-se!

15/12/2015 - A importância da Assembleia: Sindicato realiza várias Assembleias - local de debate da categoria – e Auxiliares discutem problemas e tomam decisões

Durante esses últimos meses o SAAEC realizou Assembleias Gerais em Instituições do Ensino Médio e Ensino Superior para discutir e deliberar sobre diversos assuntos. Lembrem-se que as nossas conquistas são do tamanho da nossa participação e luta.



15/12/2015 - 13º Salário - 30 de novembro foi o prazo para o trabalhador receber a 1ª parcela

O 13º salário assumiu papel de grande importância no orçamento dos brasileiros e é esperado ansiosamente pela maior parte da população. O comércio também espera com ansiedade a injeção de dinheiro na economia a fim de incrementar suas vendas.

15/12/2015 - COMPRA DE MATERIAL ESCOLAR ANTECIPADA EVITA ALTA DE 10%

Para economizar na compra de material escolar, a saída é antecipar as compras e aproveitar concorrência para conseguir preços mais baixos.

15/12/2015 - Como funciona a regra 85/95 da Aposentadoria

Houve mudança nas regras para aposentadoria. Desde 5/11/2015 entrou em vigor a lei 13.183/15 que dispõe a respeito das novas regras. Foi criado um jeito adicional de calcular a aposentadoria: a chamada “fórmula 85/95”.