Últimas Notícias

COMUNICADO

Em função da pandemia de Coronavírus a nível mundial e,

  • Considerando orientações governais e municipais, que recomendam a suspensão das aulas em todas as instituições de ensino privado de SPa partir do próximo dia 23/03/20, iniciando tal processo de forma gradativa já nesta semana; e,
  • Considerando que tal medida já havia sido divulgada por algumas instituições de ensino isoladas, sendo agora sugerida para todas as escolas paulistas privadas da educação básica e do ensino superior,

O SINDICATO DOS AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR DE CAMPINAS E REGIÃO esclarece:

O SAAEC entende e apoia a necessidade de se combater a disseminação do Coronavírus (COVID-19), que pode causar graves problemas de saúde à população brasileira, especialmente em relação ao chamado grupo de risco (idosos, portadores de doenças respiratórias e outros) de tal doença.

Contudo, o SAAEC ressalva que, desde a divulgação da referida recomendação e, preocupado com o momento atual,  quer colaborar na busca de soluções que atendam não apenas aos interesses dos alunos, mas também dos AUXILIARES DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR que dedicam seus esforços de trabalho nas mesmas.

Ciente de que medidas distintas e com reflexos diversos estão sendo adotadas pelas instituições de ensino, o SAAEC expressa seu entendimento de que apenas medidas coordenadas e adotadas em conjunto, por toda a sociedade, reduzirão os riscos e os que o Coronavírus (COVID-19) pode causar.

Neste sentido, o SAAEC defende que, caso a instituição de ensino acate a recomendação do governo paulista, as atividades de todos os trabalhadores destes estabelecimentos de ensino devem ser suspensas – e não apenas de parte deles, como se tem constatado – sem prejuízo da remuneração paga aos mesmos.

Se as instituições de ensino estão decidindo suspender as aulas por entenderem que há risco de contágio em razão da presença de alunos, professores e demais funcionários em suas instalações físicas, a mera suspensão de aulas presenciais não tem o condão de afastar tal risco também em relação aos Auxiliares de Administração Escolar que venham a continuar laborando normalmente nas escolas, responsabilizando-se o empregador pelos riscos que tal decisão possa vir a causar aos seus empregados. 

A exceção é verificada apenas se as atividades administrativas puderem ser realizadas de forma remota (em caráter excepcional), dentro do horário normal da jornada destes trabalhadores e sem que tal atividade remota implique em gastos extras pelos trabalhadores para a execução de suas tarefas.

Por fim, esclarecemos que a eventual constatação de que os procedimentos adotados – ou a falta dos mesmos – por alguma instituição de ensino possa colocar em risco a integridade física dos trabalhadores representados pelo SAAEC, implicará na adoção das medidas judiciais cabíveis para a proteção da saúde dos integrantes da categoria.

 

Campinas, 19 de março de 2020

DIRETORIA DO SAAEC

15/03/2017 - REAJUSTE SALARIAL PARA O ENSINO BÁSICO É DE 7,03%

ÍNDICES DE REAJUSTES

 

As escolas têm duas opções para conceder o reajuste dos Auxiliares: 

1ª opção:

  • Índice de Reajuste de 7,03% para as escolas que deixarem de cumprir o disposto no item B da cláusula de PLR da Convenção Coletiva de Trabalho.

 

2ª opção:

  • Índice de Reajuste de 5,53% MAIS 18% a título de PLR/Abono Especial cujo pagamento deverá ser efetuado em uma única parcela até 15 de outubro de 2017.

 

Nesses dois casos o reajuste é sobre o salário devido em 1º de setembro de 2016 e pago a partir de 1º de março de 2017.

20/12/2016 - Mensagem de Natal e Ano Novo

Nesta pausa de festas, elevamos bem alto os nossos corações e

pensamos com carinho e admiração em todos aqueles que de uma forma ou

de outra labutaram conosco mais um ano em frentes diferentes de uma mesma luta.

A eles o nosso agradecimento, a nossa homenagem e o nosso sorriso.

E a certeza de que logo mais estaremos outra vez reunidos para, com ânimo forte e alegre,

reiniciar a nossa jornada sagrada de trabalho e colaboração.

Feliz Natal e Feliz Ano Novo!

São os votos da Diretoria do SAAEC.

19/12/2016 - Férias Coletivas do SAAEC

O SAAEC estará em férias coletivas no período de 19 de dezembro de 2016 a 07 de janeiro de 2017. As atividades serão retomadas no dia 09 de janeiro de 2017. O atendimento efetivo se dará em 11 de janeiro de 2017. 

19/12/2016 - Companheiro Oswaldo Augusto de Barros assumiu a presidência da CNTEEC.

Ao companheiro Oswaldo Augusto de Barros, que assumiu a presidência da CNTEEC, e cuja atuação junto à FEPAAE é inquestionável, desejamos êxito na sua jornada.

19/12/2016 - 81% dos brasileiros pretendem usar 13º salário para quitar dívidas, diz Anefac - Especialistas dizem que é hora de negociar dívidas e virar o ano no azul

É o que revela uma pesquisa anual da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – ANEFAC, realizada no mês de outubro junto a 1.066 consumidores de todas as classes sociais.

24/11/2016 - 13º Salário

1ª parcela deve ser paga até 30 de novembro. Planejamento faz toda diferença.

24/11/2016 - Saiba como utilizar uma ação trabalhista para elevar o valor da aposentadoria

Os segurados do INSS que entraram com ação na Justiça para corrigir algum vínculo de trabalho ou salário recebido podem aproveitar a sentença favorável para elevar o valor da aposentadoria do INSS.

24/11/2016 - SAAEC amplia parcerias e benefícios aos sindicalizados

Na busca por manter a trajetória de lutas e ampliar as conquistas dos Auxiliares – principais bandeiras do sindicato - o SAAEC ampliou sua rede de benefícios aos associados, firmando nova parceria que acaba estendendo suas ações sobre as próprias necessidades das famílias de seus representados. 

24/11/2016 - Multas de trânsito sofrem reajuste e novas regras agravam infrações

O mês de novembro chegou com um alerta para os motoristas. A partir de 1º de novembro as infrações de trânsito ficaram mais caras em todo o país. 

01/11/2016 - Prevenção do Câncer de Próstata - Novembro Azul

O foco da Campanha Novembro Azul é conscientizar os homens sobre a importância de fazer rotineiramente os exames que diagnosticam o câncer de próstata; ou seja, sobre a importância da prevenção e diagnóstico.