Presidentes da Entidade

Desde sua fundação, e ao longo desses 40 anos de existência, o SAAEC contou com 4 Presidentes eleitos. Com características próprias, realizaram trabalhos que garantiram o fortalecimento da categoria até os dias atuais.
Adelino Augusto Rodrigues - Gestão de 1968 a 1972

Num período em que a forma de governo cerceava as liberdades sociais, ele ousou e assumiu com coragem a articulação para a formação e fundação de uma associação profissional, transformada em sindicato em 1º de julho de 1968, tendo sido seu presidente até 1972. O porta-mala do seu carro era sede e arquivo dos documentos da entidade. Com apenas 50 sócios iniciais, deu os primeiros passos burocráticos para a implantação e funcionamento do Sindicato, mesmo sem uma sede social. Implantou a primeira sede em sala cedida pelo Colégio Bento Quirino, para ter um endereço como referência e, depois, alugou uma sala no início da Rua César Bierrenbach. Além de primeiro presidente do SAAEC, Adelino foi Diretor da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura. Exerceu atividades no Colégio Comercial da Academia São Luiz pertencente à PUC-Campinas.

Adelino Augusto Rodrigues - Gestão de 1968 a 1972
José Antonio Trevisan – Gestão 1972 a 1987

Responsável pela estruturação administrativa do Sindicato, investiu na aquisição de uma sede própria, inicialmente na Rua General Osório (2 salas) tendo implantado o consultório dentário totalmente gratuito aos associados e dependentes – e posteriormente adquiriu 4 salas na Rua César Bierrenbach. Iniciou campanha para a aquisição de mais associados. Para o lazer firmou convênio com a FETEE-SP para uso de sua sede de campo em Campinas, e com o SAAE-São Paulo para uso do camping em Caraguatatuba. Trevisan é Diretor da FETEE-SP e continua ligado à PUC-Campinas.

José Antonio Trevisan – Gestão 1972 a 1987
Antonio Francisco – Gestão 1987 a 2001

Promoveu grandes lutas e atuou politicamente no sindicalismo, implantando atendimento assistencial à categoria como clínicas médica e odontológica. Informatizou os serviços internos, fez ampla campanha de sindicalização, notabilizando-se pelo incentivo à participação da categoria nas assembléias, notadamente em época da campanha salarial. Foi o responsável pela transferência da sede social da entidade para a atual casa localizada na Rua Dr. Ricardo. Foi Presidente da CGT – Nacional (Confederação Geral dos Trabalhadores) e Coordenador da SDS (Social Democracia Sindical/SP). Exerceu atividades no Colégio de Aplicação Pio XII pertencente à PUC-Campinas e estava licenciado para exercer suas funções no Sindicato. Não completou sua última gestão em função do seu falecimento.

Antonio Francisco – Gestão 1987 a 2001
Devanir Aparecido Rodrigues – Gestão 2001 até o momento
Com o passado de luta em defesa dos trabalhadores, através da presidência em associação da própria classe, ingressou na vida sindical para dar continuidade a esse trabalho sério com responsabilidade social, com o desafio de proporcionar melhores condições de vida para a categoria de Auxiliares que representa. Idealista, assumiu a gestão em 2001 em função do falecimento do presidente anterior, tendo permanecido no cargo até 2003. Eleito para nova gestão e, continuando no cargo de presidente até os dias atuais, é o responsável pela ampliação dos serviços assistenciais, especialmente o odontológico e de informatização. Implantou sistema de comunicação com a categoria através do boletim “Saaec em Ação” e do primeiro site da entidade.
Adquiriu uma Sede de Campo própria com 5.000m2, na cidade de Valinhos/SP e, logo em seguida, mais uma ao lado com 2.090m2, totalizando 7.090m2, estabelecendo convênio de uso das instalações do Clube de Campo Vale Verde nessa mesma cidade. Na área de lazer está investindo na realização de festas temáticas, excursões, campeonatos esportivos, tendo, ainda, adquirido títulos de empresas para uso de colônias e pousadas por todo país e, em especial, em praias próximas, no litoral de São Paulo. Em sua gestão, o Saaec recebeu no ano de 2004 a outorga do título “Destaque Profissional de Excelência em Líder Sindical” pelo Supremo Conselho Internacional de Honrarias e Méritos da Ordem Imperatriz Tereza Cristina, em comemoração aos 450 anos de São Paulo.
Introduziu um trabalho constante de fiscalização junto às escolas particulares, além de buscar a conscientização entre a categoria para terem assegurados e respeitados seus direitos. Ampliou a base sindical para mais 14 cidades da região, implantando a primeira subsede na cidade de Jundiaí, com estudos para novas implantações em cidades que fazem parte da sua base territorial. Adquiriu um imóvel ao lado da atual Sede Social, garantindo instalações mais amplas e adequadas às atividades do Sindicato, cujos funcionários, associados e dependentes ganharam melhores acomodações.
Com o desafio de tornar os trabalhadores mais qualificados e com potencial de desenvolvimento para integrar-se às tarefas e situações novas, além de permitir os primeiros passos para que seus dependentes obtenham conhecimento que lhes favoreçam profissionalmente, está investindo na Educação para a cidadania como estratégia para a transformação social, através de cursos de Informática, Corte e Costura, entre outros, de acordo com levantamento de prioridades. Foi um dos líderes responsáveis pela reativação da Federação Paulista dos Auxiliares de Administração Escolar – FEPAAE em 2007, o que teve repercussão a nível nacional no meio sindical e político. No mês de outubro de 2007 foi agraciado com o Prêmio Quality Gold “Presidente Sindical do Ano”, com a chancela da Sociedade Brasileira de Educação e Integração – entidade com 40 anos de fundação, e por aprovação unânime de seu egrégio conselho de honrarias e honorificências, em reconhecimento ao seu admirável padrão profissional, acendrado espírito cívico e ilibado conceito moral; em 25 de Setembro de 2009 recebeu o título de Cidadão Campineiro, concedido pela Câmara Municipal de Campinas, pelo seu amplo trabalho na área educacional e sindical, quer como representante dos trabalhadores da educação de Campinas e Região – contribuindo na formação de milhares de cidadãos.
É Diretor-Tesoureiro da FEPAAE e representante desta junto à CNTEEC – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Educação e Cultura com sede em Brasília. Exerceu atividades na PUC-Campinas e, atualmente, encontra-se licenciado para exercer a presidência do SAAEC.
Devanir Aparecido Rodrigues – Gestão 2001 até o momento