Últimas Notícias

27/01/2019

Despesas decorrentes da volta às aulas: Verdadeiros desafios

Os gastos extras decorrentes da volta às aulas costumam preocupar as famílias, pois no mesmo período também têm que pagar outras contas como o IPVA e o IPTU.


Como economizar na compra de material escolar? Não há fórmula mágica!

O jeito é pesquisar entre as várias opções de lojas para comprar material escolar e comparar preços. Tentar antecipar a compra desse tipo de material também pode evitar preços mais altos e filas de última hora.

Muitos pais têm procurado se juntar a outros e fazer compra coletiva, adquirindo tais produtos a preço de atacado, conseguindo assim reduzir custos.

Por outro lado, depois que as aulas começam a tendência é baixar preço. Assim é interessante que os pais priorizem os itens essenciais para os primeiros meses de aula, complementando depois a compra de material, sempre que possível. Ao invés de comprar tudo de uma vez.

Outra maneira de reduzir gastos com a lista de material escolar é incentivar a reutilização de materiais do ano anterior. É interessante, portanto, estimular as crianças a usarem novamente lancheiras, mochilas, estojos que estejam em bom estado, por exemplo.

Não é comum as escolas mudarem com frequência os livros didáticos utilizados. Portanto, fica a ideia de aproveitar livros de alguém que já cursou a série anteriormente.

E que os pais não se esqueçam que, enquanto eles se preocupam em dar conta do material escolar, uniforme, lanche, transporte; os filhos ficam ansiosos diante dos desafios que terão que enfrentar. Ainda que a escola seja a mesma do ano anterior haverá novos professores, novos colegas, novas situações. Por isso precisam do apoio dos pais para não se sentirem inseguros ou estressados.