Últimas Notícias

01/09/2015

Denúncia de Assédio Moral - Acusação dessa prática é levada ao Ministério Público do Trabalho por trabalhadores da Anhanguera Educacional (Campinas e Valinhos)

No dia 26 de junho de 2015 o SAAEC recebeu Notificação nº 88238.2015 do Ministério Público do Trabalho para que entre em contato com os funcionários da Anhanguera Educacional, nas cidades de Campinas e Valinhos, e verifique “a existência de prática de assédio moral...”. Diretores do SAAEC estiveram “in loco” no dia 16 de julho e contataram a direção da unidade e mais de 500 funcionários. ASSÉDIO MORAL É CRIME. DENUNCIE!


No dia 26 de junho de 2015 o SAAEC recebeu Notificação nº 88238.2015 do Ministério Público do Trabalho para que entre em contato com os funcionários da Anhanguera Educacional, nas cidades de Campinas e Região, e verifique “a existência de prática de assédio moral e, consequentemente, adoecimento de trabalhadores, ou seja, se a prática de assédio moral denunciada ainda persiste”. 

Informa o MPT que essa providência se faz necessária em função daquele órgão ter recebido denúncia de que vários funcionários estão contraindo tendinite, outros estão afastados por depressão, devido ao ambiente hostil e agressivo por parte dos gestores, que não se comunicam de uma forma pacífica com os colaboradores além do que realizam campanhas que expõem o desempenho do funcionário, de maneira que causa constrangimento aos mesmos. 

No dia 16 de julho, às 10h, o presidente do SAAEC – Devanir Aparecido Rodrigues e os diretores Alaíde Pedro, Antonio Gonçalo Cândido e Maria Augusta Amaecing Langbeck estiveram em reunião, na unidade Campinas, com os representantes da instituição – Marcelo Pardi de Souza, Gisele Alcoba Montialli de Lima, Camilla da Veiga e Lucieni Venturini Sodré- quando então conversaram sobre o assunto. Ato contínuo distribuíram o Boletim ‘SAAEC em Ação’ nº 55/2015 aos mais de 500 funcionários naquele horário, informando sobre essa denúncia bem como orientando sobre essa prática, que é considerada crime e, portanto, deve ser denunciada. 

Orientaram os diretores do SAAEC que eventuais denúncias podem ser feitas pessoalmente ou através do e-mail (diretoria@saaec.org.br). 

No dia 20 de julho o SAAEC recebeu e-mail de um trabalhador com denúncia de que no Setor de Diplomas estava havendo diversos problemas, documento esse enviado à direção da Anhanguera Educacional para manifestação e que se pronunciou que entraria em contato com o Sindicato tão logo apurasse os fatos, o que não aconteceu até o momento. 

Diante de toda essa situação, o SAAEC enviou o Ofício nº 007/15 datado de 13 de agosto, ao Ministério Público do Trabalho, relatando todos os encaminhamentos para conhecimento e providências do órgão.

 

Clique aqui para ler a íntegra do boletim nº 55/2015.