Palavra do Presidente

Devanir Aparecido Rodrigues -

31/01/2019

Saaec priorizando convenção coletiva, data base março, do ensino básico e ensino superior


VOCÊ AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR: NÃO FIQUE DE FORA!

A realidade em 2019 ainda aponta para os impactos negativos que os trabalhadores e as organizações sindicais sofreram desde que a Reforma Trabalhista entrou em vigor. Para prestar assistência ao Auxiliar de Administração Escolar o SAAEC tem se empenhado muito mais que de costume para tentar driblar as dificuldades financeiras, desde que a contribuição sindical deixou de ser compulsória por conta da Lei dessa Reforma.

É bem preocupante, por outro lado, deparar com dados da PNAD Contínua (IBGE) que retratam o aumento do trabalho informal e precarizado nos meses de setembro a novembro de 2018. O número de empregados sem carteira assinada: 11,7 milhões foi o maior da série histórica, tendo um aumento de 4,5% em comparação com o trimestre anterior.

A Reforma da Previdência está para ser retomada pelo atual governo. Especula-se que poderá haver novidades em relação ao texto anterior, por exemplo “um sistema de capitalização, ou seja, os trabalhadores contribuiriam para a própria aposentadoria, diferentemente do sistema atual em que os jovens custeiam a Previdência dos atuais aposentados”, segundo divulgado pela mídia recentemente. Certamente, há muitos pontos polêmicos que merecem nossa atenção. O SAAEC está acompanhando e não poupará esforços para fazer o que estiver ao seu alcance enquanto organização sindical.

Contudo o foco do SAAEC está na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), tanto para o ensino básico, quanto para o ensino superior, pela data base em março. Nós do SAAEC concentraremos todos os esforços necessários para que as negociações junto aos patrões alcancem o resultado esperado, contemplando o que for estabelecido na Convenção Coletiva.

São muito importantes o engajamento e a participação dos Auxiliares de Administração Escolar nessa luta pela manutenção de seus direitos e pela conquista dos itens definidos na CCT.