Palavra do Presidente

Devanir Aparecido Rodrigues -

15/09/2016

Palavra do Presidente


Integra as preocupações do SAAEC e o elenco de assuntos a serem acompanhados pari passu e tratados com imensa cautela, a questão da reforma trabalhista que o governo pretende que ocorra até o final do ano.

Como se não bastasse, há ainda a intenção do governo de fazer a reforma previdenciária. Sempre que se fala em fazer “ajuste fiscal” se pensa em fazê-lo reduzindo cada vez mais os direitos dos trabalhadores e dos futuros aposentados. Não se ouve falar de propostas de mudanças na previdência para melhorar benefícios. Ao contrário, as propostas de mudanças sempre são para reduzi-los, para aumentar tempo de contribuição e idade. Haja vista a fórmula 95/105 proposta, que significa obrigar homens e mulheres trabalharem até 65 anos, com no mínimo 40 anos de contribuição. Outra proposta preocupante é desvincular, do salário mínimo, os benefícios da Previdência. Quem se aposenta no sistema atual já sente a perda de poder aquisitivo ao longo do tempo, por mais que tenha havido uma política de valorização do salário mínimo; imaginem se houver a desvinculação proposta, como será a renda de aposentadoria do trabalhador que contribuiu durante anos.

A mobilização sindical é extremamente importante para lutar pelos direitos da categoria que representamos. Cônscio de seu papel no curso dessas discussões o SAAEC, como sempre, estará em alerta para agir prontamente, dentro de sua esfera de atuação. Contudo, a mobilização dos trabalhadores para sensibilizar e chamar a atenção dos apelos para que se mantenham os direitos trabalhistas e sociais, garantidos pela Constituição de 1988, também é de fundamental importância. Faz parte das ações do SAAEC a luta constante para conquistar resultados positivos de itens definidos em pauta com os trabalhadores que representamos.

Como parte dos resultados positivos da campanha salarial de 2016 lembramos que no 5º dia útil de outubro (referente a setembro) será pago o complemento do reajuste salarial e, até 15 de outubro, o pagamento da PLR/Abono, nos termos da Convenção Coletiva de Trabalho, já divulgada.

Companheiros façam do SAAEC um grande aliado para lutar pelas justas reivindicações dos Auxiliares de Administração Escolar. Mantenham-se informados das nossas ações e participem. Serão sempre bem-vindos!